Janeiro, 8.

8.1.23

Olá!

Espero que tenham tido um bom início de ano. Saibam que desejo meus melhores votos para que todos tenham um ano mais leve e gentil do que os anteriores foram.

Já faz algum tempo que não sou tomada por aquele sentimento de renovação que supostamente um novo ano trás, talvez seja porque os últimos anos não foram muito fáceis de modo geral. Iniciei o vigésimo terceiro ano desse milênio sem muitos planos, mas tomada por um desejo visceral por dedicar algum tempo às coisas que me trazem algum conforto e felicidade.

E assim tenho feito... Estou firme e constante nos meus estudos de caligrafia. Estou fazendo um curso de Caligrafia Tradicional Brasileira pela Donkey Handwriting e recentemente adquiri o curso de Manuscrita Documental com a mesma escola. E de forma autodidata também estou estudando outros estilos caligráficos como uncial, spencerian e foundational hand.

Recentemente também redescobri meu apreço por iluminuras medievais e também as inclui entre meus estudos, inclusive até me aventurei em tentar reproduzir algumas letras capitulares.

Nessa ocasião eu usei materiais improvisados, mas agora já estou providenciando pincéis melhores, um papel mais rígido e outras cores de tintas. Percebam que a letra "A" à direita eu preenchi com canetas em gel e o "P" à esquerda eu usei tintas para caligrafia nas cores ouro e bronze. E mesmo assim fiquei bastante satisfeita com o resultado.

Quanto aos treinos de escrita cursiva, tenho evoluído a passos lentos. Não tenho domínio sobre as penas e por hora achei melhor voltar aos exercícios básicos dos estilos spencerian e copperplate e me concentrar melhor na escrita cursiva tradicional, que já será um grande avanço no meu desejo de escrever cartinhas para as minhas amigas e o livro de receitas pra minha pequena Alice.

Então nesse momento os treinos da caligrafia cursiva básica estão sendo feitos à lápis e confesso que tenho dificuldades também com algumas letras, seja pela coordenação motora ou pelo simples fato de não simpatizar com a grafia dela. Mas tive algum avanço nessa empreitada...

E como todos esses treinos e minha mente voltada totalmente para a arte notei que tenho tido pensamentos menos nebulosos, mas também que o desejo pulsante de adentrar cada vez mais no meu mundo ficou mais acentuado também.

Seja pelo momento conturbado que ainda vivemos ou pelo simples fato da arte me apetecer mais, já estou sem paciência para muitas coisas. Me entedio com facilidade e com a mesma frequência me aborreço e num instinto de autoproteção, me recolho e me fecho.

E com isso eu senti uma necessidade de ter um espaço em casa para me dedicar às artes sem a interrupção do computador, mas não via meios pra isso. Até que uma visita à casa de minha mãe e um pouco de perspicácia do digníssimo encontramos uma solução: um espacinho entre a parede e o guarda-roupa em nosso quarto, onde com ânimos felizes colocamos uma pequena mesinha e duas prateleiras.

Ali ficarão meus materiais de caligrafia, pintura e journal, bem como os livros que pretendo ler a curto prazo, pois também elegi esse cantinho para parte das minhas leituras de livros físicos.

Ainda há necessidade de melhorias, pois não fiz nenhuma decoração e a parede precisa de pintura antes que eu possa de fazer algo ali, mas já estou muito feliz com o prospecto de ter esse espacinho tão especial pra mim. E assim que possível trarei mais detalhes sobre ele por aqui.

Com carinho,
Priscila

Nenhum comentário

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar ♥